sexta-feira, julho 29, 2016

Olimpíadas + Machismo + Sexismo + Vaidade = Esporte perde...

Hoje deparei com a notícia sobre Amanda Simeão, de 22 anos, que participará pela primeira vez de uma Olimpíada. Ela foi escolhida pela Playboy para um ensaio sensual sem nudez e sem ser capa da revista e ela aceitaria se não houvesse o veto do Exército Brasileiro, por ser 3º sargento.
Ela afirmou que seria bom para o esporte (?), falaria como atleta e empresária (está abrindo uma academia de esgrima), por isso queria muito... Aí me vem a pergunta: Até que ponto isso realmente seria benéfico para o esporte? Desde quando a revista Playboy é referência na divulgação e principalmente, incentivo ao esporte? Só existe a revista masculina como meio eficaz de divulgação na mídia? Gostaria de saber quantas pessoas começaram a praticar algum esporte olímpico por causa da Playboy...
Em contrapartida também deparei com publicações recentes nas redes sociais, sobre o machismo. Eu já tinha comentado por lá sobre as mulheres se submeterem às campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas nas quais são expostas meramente como objeto sexual. Fica complicado algumas mulheres atribuírem a culpa disso tudo apenas aos homens, já que as próprias mulheres contribuem para o machismo. Afinal é praticamente zero o número de mulheres que se submetem à isso por necessidade, a não ser as que se prostituem e mesmo assim, nem todas que se prostituem estão trabalhando pelo pão de casa dia e sim, por outros motivos que não vem ao caso agora e não me cabe julgar, assim como este texto não tem propósito de juízo e sim, apenas para reflexão.
Não temos tantos programas de esporte na TV, publicações impressas, rádio, internet?
BY ALL MEANS NECESSARY?

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil