sábado, abril 09, 2016

Positions - Jerome Cooper, Kalaparusha, Frank Lowe (1977)

Dando sequencia ao momento de relembrar a música de Kalaparusha Maurice McIntyre, nesta gravação de 1977, também podemos relembrar a arte de outro grande músico que nos deixou, o saxofonista Frank Lowe, assim que possível também será relembrado merecidamente no Sonorica. Quem contribui com os elementos percussivos e também de sopro é Jerome Cooper, que fez parte do Revolutionary Ensemble, ao lado de Leroy Jenkins e Sirone, que também infelizmente se foram à quase 10 anos e também merecem uma especial atenção posteriormente por suas preciosas contribuições para o universo da música criativa. Positions não se trata de uma típica sessão do que se rotula de "free jazz" e sim a linguagem ampla da improvisação.
A peça se divide em 10 movimentos que alternam trio, duo e solo. Kalaparusha executa solo no Movement D, onde a peça inicia junto com a colaboração percussiva de Cooper junto com Lowe, como uma espécie de introdução nos primeiros 5 minutos e é uma maravilhosa oportunidade de apreciar Kalaparusha no clarinete e saxofone. Quanto as participações de Lowe e Cooper? Como tem sido aqui no Sonorica, não há necessidade, pois a música fala por si própria e novamente digo, minhas palavras não são precisamente suficientes para descrever a beleza do som. Nos comentários encontrará do que se trata as posições.
Ps.: Apenas uma observação, como foi um tanto difícil encontrar este registro, notará os eventuais ruídos do LP e espero que este material seja disponibilizado em formato digital em uma re-edição.

Um comentário:

Unknown disse...

http://www.4shared.com/rar/eg_VMNJBce/P369__1977_.html

 
 
Studio Ghibli Brasil